A Volkswagen planeja reduzir significativamente sua linha de modelos com motores a combustão até o final da década e adotar uma estratégia mais focada na produção de veículos premium altamente lucrativos, revelou o vice-presidente financeiro da empresa em uma declaração ao jornal Financial Times nesta quarta-feira (6).
Arno Antlitz afirmou que o objetivo principal da montadora agora é buscar qualidade e margens de lucro, ao invés de buscar crescimento em volume e participação de mercado. Como parte dessa mudança de estratégia, a Volkswagen planeja reduzir em 60% sua gama de carros a gasolina e diesel na Europa nos próximos oito anos. Atualmente, a empresa possui uma vasta oferta de modelos, com pelo menos 100 diferentes distribuídos por várias marcas.
Essa nova abordagem da Volkswagen é um indício das transformações profundas ocorrendo na indústria automobilística, que tradicionalmente se esforçava para aumentar as vendas a cada ano, mesmo que isso significasse conceder grandes descontos. Anteriormente, o ex-presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, buscava alcançar o título de maior vendedora de veículos do mundo, superando a Toyota e a General Motors até o ano de 2018. No entanto, com a nova estratégia da empresa, esse objetivo de liderança em volume de vendas foi deixado de lado em favor de um enfoque em produtos premium e rentáveis.
Essa mudança de direção representa uma resposta da Volkswagen ao cenário automotivo em constante evolução, no qual a demanda por veículos elétricos e a pressão para reduzir as emissões de carbono estão impulsionando as montadoras a reavaliar suas estratégias e direcionar seus esforços para modelos mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.